DEZ CURIOSIDADES SOBRE ELVIS

Amanhã (14.07) estreia Elvis, aguardada cinebiografia do rei do rock. Aqui temos dez curiosidades sobre ele, para comentar com o pessoal da fila no cinema:
- Elvis teve um irmão gêmeo, morto logo após o parto. Ele se chamaria Jessie Garon e, provavelmente, seria o gêmeo mais famoso do mundo, se sobrevivesse.
- Elvis era o queridinho da mamãe. E vice-versa. Mamãe Gladys nunca perdia o pequeno Elvis de vista. Quando ela morreu, de cirrose hepática, o rei estava servindo o exército na Europa. A morte de Gladys foi um choque que ele nunca conseguiu superar. Priscilla Presley, retratada no filme como a grande paixão de Elvis, não era páreo para o amor que o cantor sentia pela mãe.
- Entre as muitas lendas em torno de Elvis, a mais famosa diz que o primeiro disco do rei, um acetato de dez polegadas pelo qual ele pagou quatro dólares numa pequena gravadora de Memphis, Tennesse, chamada Sun Records, teria sido um presente para Gladys. O problema é que as datas não batem: o aniversário de mamãe Presley era a 25 de abril, e Elvis gravou o disco em agosto ou setembro de 1953, num intervalo do trabalho. À época, ele dava expediente como motorista em uma companhia de eletricidade.
- Elvis teria comprado a famosa mansão Graceland para a mãe, assim que assinou contrato com a gravadora RCA. Mas Gladys nunca foi muito feliz vivendo ali. Desde cedo, Graceland atraiu fãs e curiosos que se aglomeravam na esperança de ver Elvis. Hoje, o lugar é aberto ao público. O memorial de Elvis é a segunda casa mais visitada dos Estados Unidos, só perdendo em visitação para a Casa Branca.
- Vivido por Tom Hanks, o coronel Parker, empresário de Elvis, foi uma figura sinistra que, para muitos, foi o responsável pela jornada autodestrutiva do cantor. Ao que consta, o homem não era coronel, nem se chamava Parker. Era um holandês que emigrou ilegalmente para os Estados Unidos e temia sair do país. Por sua causa, Elvis nunca excursionou para além do território americano. No máximo, se apresentou no Havaí. Suspeita-se que o coronel era acusado de algum crime, cometido antes de chegar aos EUA, daí a sua aversão a viagens para o Exterior.
- Elvis era aficionado por automóveis, sanduíches de geleia de amendoim com banana e revólveres. Não raro, esvaziava as prateleiras das lojas de armas de fogo com compras milionárias. Em uma cena do filme Elvis & Nixon, ele presenteia o atônito presidente dos Estados Unidos com uma edição comemorativa de um Colt calibre 45. O atual governo do Brasil iria adorar ter o rei como garoto-propaganda!